SOSRacismo Logotipo
Artigo 1753
Notícia do Diário de Notícias: Segundo os dados disponibilizados pela Inspecção-Geral da Administração Interna sobre queixas de abusos e violência policiais, a idade dos agentes denunciados tem vindo a diminuir. Esta diminuição é mais sensível na GNR, corporação na qual entre 2001 e 2003 as queixas se dirigiam sobretudo a militares entre os 35 e os 54 anos. Em 2004, o grosso das queixas contra a GNR (67%) foi contra guardas entre 25 e 44 anos, sendo 38% delas contra guardas entre 25 e 34 anos. Na PSP, a maioria das queixas incide sobre agentes entre os 25 e os 44 anos. Estes dados, que não permitem comparação com os dois anos subsequentes – os relatórios da IGAI relativos a “Certidões e Queixas Motivadas pelo Comportamento dos Agentes das Forças de Segurança” em 2005 e 2006 não estão disponíveis (aliás, o de 2004 está datado de Dezembro de 2006, facto a que não será talvez alheia a circunstância de a IGAI ter estado durante o ano de 2006 sem presidente) – e que dizem respeito sobretudo a “ofensas à integridade física” (37,6%); “ameaças” (10,4%); “abuso de poder” (9,1%) e “injúrias agravadas” (7,1%), num total de 546 queixas, parecem indiciar que a formação dos agentes não está a contribuir para que o seu comportamento se paute mais pelos valores de “respeito pelos direitos dos cidadãos” que fazem parte não só dos objectivos declarados da IGAI como das polícias de um Estado democrático. Sendo certo que o número de queixas não corresponde necessariamente a ocorrências verdadeiras e a culpa efectiva de agentes, uma tão acentuada e generalizada diminuição da idade dos acusados não poderá ser desconsiderada, mesmo se no relatório a IGAI não retira daí qualquer ilação. Difícil aliás conseguir sobre estas matérias ilações oficiais. Não existe em Portugal uma contabilidade oficial, actualizada e pública, das actuações policiais consideradas abusivas ou das denúncias destas. Mesmo casos como os de homicídio, que pela sua gravidade deveriam merecer um tratamento particular, não têm sido alvo de qualquer reflexão ou análise sistemática – e em 2006 houve pelo menos cinco mortes decorrentes de disparos policiais .

Recortes Mais Recentes

18.09.2003

Notícia da TSF: O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, garantiu esta quinta-feira, que a fixação de quotas de entrada de imigrantes em Portugal «está…

em Artigo
19.09.2003

Notícia da TSF: Portugal «ganha mais do que gasta» com os imigrantes. As associações de imigrantes já se manifestaram sobre a decisão do Governo em…

em Artigo
20.09.2003

Notícia da TSF: O secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência considera demagógica e extremista a ideia de que Portugal não precisa de imigrantes…

em Artigo
24.09.2003

Notícia da TSF: O ministro de Estado e da Defesa esteve sob acusações no Parlamento. Os partidos da oposição acusaram Paulo Portas de ter realizado…

em Artigo