No passado dia 15 de Setembro de 2013 o Movimento SOS Racismo enviou a todas as candidaturas às eleições autárquicas do município do Porto, um pedido de esclarecimentos quanto a vários temas relacionados com a defesa da igualdade de direitos e o combate à discriminação, em especial, ao racismo e à xenofobia (pedido em anexo).
Apenas cinco das oito candidaturas enviaram a sua resposta à nossa proposta. As respostas das candidaturas de Rui Moreira (Independente), da Coligação Democrática Unitária (CDU), do do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Socialista (PS) estão disponíveis em anexo para consulta.
Resposta – Rui Moreira Resposta – BE Resposta – CDU Resposta – PS
A resposta do PCTP-MRPP foi a seguinte:
“A nossa candidatura é baseada nos princípios políticos do PCTP MRPP pelo que somos pela igualdade na essência entre todos os seres humanos e consideremos também que um motor de desenvolvimento social é a pluralidade pelo que mais que defender, desejamos sociedades plurais, também em termos de etnia ou raça. Houveram alguns casos práticos disto mesmo nas divulgações de campanha na rua.As medidas que pretendemos implementar que mais poderão ter efeito sobre estes pontos que nos expõem são um amplo incentivo ao movimentos associativos e populares.”
Aproveitamos para agradecer às candidaturas que responderam ao pedido do SOS Racismo, esperando assim que, desta forma, os cidadãos e cidadãs do Porto possam obter informação que, normalmente, não é focada em época de campanha eleitoral.
Publicações Mais Recentes
Nota de Repúdio Ontem, nona zona do Martins Moniz, e, Lisboa, com o habitual pretexto de combate à criminalidade, a PSP levou a cabo mais…
1.Desde que tomou posse, o Governo tem vindo a adotar políticas com o propósito específico de perseguir e afastar imigrantes. 2.Assim que iniciou funções, o…
COMUNICADO: As associações e coletivos signatários denunciam a história de ineficácia da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), marcada pela falta…
Na sequência do encontro promovido pelo Governo, importa ao SOS Racismo esclarecer: O governo promoveu um encontro com organizações do movimento social da Área Metropolitana…