QUEM PÔS FOGO Aí?(2005)
O assalto à embaixada de Espanha na Guatemala
Direcção: Lluis Crous
Duração: 51m
Às 11h do dia 31 de Janeiro de 1980, um grupo de camponeses e indígenas, apoiados por estudantes, ocupou a Embaixada de Espanha na Guatemala para denunciar publicamente os massacres que o exército do general Fernando Romeo Lucas García estava a levar a cabo no interior do país.
Às 13h30 a polícia invadiu as varandas do edifício da embaixada que às 15h ardia sem que ninguém pudesse actuar para salvar as pessoas que se encontravam lá dentro. Morreram 37 pessoas calcinadas. 25 anos depois retoma-se o tema, com a frase: “quem deitou fogo aí”, proferida por Gregório Yujá, o único sobrevivente que se encontrava no hospital, horas antes de ser sequestrado e assassinado. Uma investigação relatada por familiares e testemunhas que viveram esse dia que marcou a história da Guatemala e que continua a ser dominado pela impunidade absoluta.
Publicações Mais Recentes
Nota de Repúdio Ontem, nona zona do Martins Moniz, e, Lisboa, com o habitual pretexto de combate à criminalidade, a PSP levou a cabo mais…
1.Desde que tomou posse, o Governo tem vindo a adotar políticas com o propósito específico de perseguir e afastar imigrantes. 2.Assim que iniciou funções, o…
COMUNICADO: As associações e coletivos signatários denunciam a história de ineficácia da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), marcada pela falta…
Na sequência do encontro promovido pelo Governo, importa ao SOS Racismo esclarecer: O governo promoveu um encontro com organizações do movimento social da Área Metropolitana…