“A violência policial nos bairros periféricos da Área Metropolitana de Lisboa é sistémica. Muitos já o sabem, outros teimam em não admiti-lo. Esta violência policial tem já causado várias mortes de dezenas de jovens moradores nesses bairros. Até hoje, apesar das denuncias e mobilizações contra estas violências e as consequentes mortes que delas resultaram, continuamos ainda espera que se faça justiça. Infelizmente, do modo como tem actuado, a justiça tem sido um dos principais (re) produtores de imaginários racistas dominantes e do consenso social em torno da impunidade que grassa nas instituições policiais, conduzindo aos abusos, perpetuando ideologias e legitimando relações de poder que oprimem os mais fracos/as e excluídos/as da sociedade. É tempo de acabar com a impunidade dos abusos e da violência policiais bem como, com os silêncios cúmplices em torno da violência racista do estado. É urgente que os silêncios sejam rompidos, que a impunidade seja denunciada e combatida para que se abra finalmente a possibilidade real de se fazer justiça contra o racismo e a violência policial. Apelamos à divulgação e participação de todos e todas, na próxima quinta-feira, pelas 17H, na Concentração Contra a Violência Policial e o Racismo, em frente ao Parlamento. Divulga e apareça”
Publicações Mais Recentes
Nota de Repúdio Ontem, nona zona do Martins Moniz, e, Lisboa, com o habitual pretexto de combate à criminalidade, a PSP levou a cabo mais…
1.Desde que tomou posse, o Governo tem vindo a adotar políticas com o propósito específico de perseguir e afastar imigrantes. 2.Assim que iniciou funções, o…
COMUNICADO: As associações e coletivos signatários denunciam a história de ineficácia da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), marcada pela falta…
Na sequência do encontro promovido pelo Governo, importa ao SOS Racismo esclarecer: O governo promoveu um encontro com organizações do movimento social da Área Metropolitana…