SOSRacismo Logotipo
Artigo 2115
Notícia do Jornal de Notícias: A formação do feminino dos nomes que designam profissões, sobretudo profissões tradicionalmente exercidas por homens, tem levantado várias questões à língua portuguesa. São bem conhecidos os casos de juiz e ministro, que facilmente aceitaram o feminino juíza e ministra, sem contestação. Mas quanto ao feminino de primeiro-ministro deverá aceitar-se primeira-ministra? Não poderá tal feminino significar que o governo é constituído apenas por ministras? Seria, pois, mais lógico que a forma primeiro-ministro fosse comum aos dois géneros, fazendo-se a distinção apenas através do artigo (o/a). Foi exactamente esta a solução adoptada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Editorial Verbo, 2001), cuja elaboração tive o prazer de coordenar. Foi também esta mesma solução que aí se adoptou para os nomes que designam postos militares, embora, infelizmente, tenham escapado alguns casos em que tal regra não foi aplicada. E porquê usar apenas o artigo (o/a) para distinguir tais nomes? Do ponto de vista formal, poderíamos perfeitamente dizer o soldado / a soldada, o cabo / a caba, o major / a majora, o general /a generala, etc. No entanto há formas que já se usam no feminino, mas com um sentido irónico, como, por exemplo, capitoa, generala e almiranta (esposas do capitão, do general e do almirante).

Recortes Mais Recentes

18.09.2003

Notícia da TSF: O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, garantiu esta quinta-feira, que a fixação de quotas de entrada de imigrantes em Portugal «está…

em Artigo
19.09.2003

Notícia da TSF: Portugal «ganha mais do que gasta» com os imigrantes. As associações de imigrantes já se manifestaram sobre a decisão do Governo em…

em Artigo
20.09.2003

Notícia da TSF: O secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência considera demagógica e extremista a ideia de que Portugal não precisa de imigrantes…

em Artigo
24.09.2003

Notícia da TSF: O ministro de Estado e da Defesa esteve sob acusações no Parlamento. Os partidos da oposição acusaram Paulo Portas de ter realizado…

em Artigo