SOSRacismo Logotipo
Opinião 2131
Artigo de Opinião de Nuno Sampaio no Diário Económico: Nas páginas da imprensa europeia pode ler-se que uma juíza alemã se inspirou no Alcorão para decidir um caso de violência doméstica. Resumindo a história: uma alemã de origem marroquina apresentou queixa num tribunal de Frankfurt contra o marido por tratos quotidianos que incluíam a ameaça e o espancamento. A juíza decidiu não lhe conceder o divórcio alegando que a vítima casara segundo a lei islâmica e que o Corão permitia este tipo de comportamento. Para além do recurso já apresentado e da indignação geral, incluindo a das associações de imigrantes muçulmanos, não se sabe quantas voltas deram no túmulo muitos filósofos e pensadores alemães que contribuíram para formação doutrinária do moderno Estado de direito. Não deixa de ser curioso que esta notícia surja na mesma semana em que em Berlim, e um pouco por toda a Europa, se comemoram os cinquenta anos da assinatura do Tratado de Roma. Lidar com a crescente imigração, em particular com a integração das comunidades de origem islâmica, é um dos maiores desafios com que a Europa se depara para as próximas décadas.

Recortes Mais Recentes

18.09.2003

Notícia da TSF: O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, garantiu esta quinta-feira, que a fixação de quotas de entrada de imigrantes em Portugal «está…

em Artigo
19.09.2003

Notícia da TSF: Portugal «ganha mais do que gasta» com os imigrantes. As associações de imigrantes já se manifestaram sobre a decisão do Governo em…

em Artigo
20.09.2003

Notícia da TSF: O secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência considera demagógica e extremista a ideia de que Portugal não precisa de imigrantes…

em Artigo
24.09.2003

Notícia da TSF: O ministro de Estado e da Defesa esteve sob acusações no Parlamento. Os partidos da oposição acusaram Paulo Portas de ter realizado…

em Artigo