SOSRacismo Logotipo
Opinião 2155
Artigo de Opinião de Amílcar Correia no Público: As portas de entrada na cidade do Porto, com as suas imagens de decrepitude da escarpa dos Guindais, Fontainhas ou Freixo, recomendam tudo menos um safari fotográfico. Passeia-se pelo Douro e é impossível ficar indiferente à ruína e à decadência encavalitada naquelas escarpas. Razões que deveriam merecer uma atenção municipal idêntica àquela que, neste momento, é dispensada ao acampamento cigano de Bacelo, na zona oriental da cidade, no Freixo. A justificação municipal para levar a cabo o despejo de 16 famílias de etnia cigana daquele local é tão aceitável para este caso como para qualquer outro que diga respeito a pessoas que vivem com “condições mínimas de habitabilidade”, com “graves perigos para a integridade física dos ocupantes” e “focos graves de insalubridade, originados pelo amontoar de lixos, entulhos, escombros e objectos domésticos fora de uso”. O que é válido para este acampamento do Freixo é igualmente justo para aglomerados com problemas semelhantes em outros pontos da cidade.

Recortes Mais Recentes

18.09.2003

Notícia da TSF: O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, garantiu esta quinta-feira, que a fixação de quotas de entrada de imigrantes em Portugal «está…

em Artigo
19.09.2003

Notícia da TSF: Portugal «ganha mais do que gasta» com os imigrantes. As associações de imigrantes já se manifestaram sobre a decisão do Governo em…

em Artigo
20.09.2003

Notícia da TSF: O secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência considera demagógica e extremista a ideia de que Portugal não precisa de imigrantes…

em Artigo
24.09.2003

Notícia da TSF: O ministro de Estado e da Defesa esteve sob acusações no Parlamento. Os partidos da oposição acusaram Paulo Portas de ter realizado…

em Artigo