Reportagem 2191
Reportagem do Público: É possível cortar o círculo vicioso da falta de escolaridade, da miséria e do crime. Foi nisto que acreditou o comunista Gouveia Monteiro, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, quando há três anos criou o chamado “Parque para Nómadas” e lá instalou 35 pessoas do mais temido dos clãs de etnia cigana da cidade – os Monteiros – e as desafiou a participar num projecto inovador. Hoje, afirma que não se pode falar de sucesso, mas de “casos de aparente sucesso”. Aprendeu que “oferecer oportunidades não basta, é preciso que alguém as agarre”. No dia 17 de Fevereiro de 2004, quando o parque foi inaugurado, junto aos campos do Bolão, Emanuel não se continha. A cada estranho que aparecia para a cerimónia abria as portas e arrastava-o para a casa de banho. Tinha 12 anos, acabara de tomar o primeiro duche da sua vida e nada o convencia de que essa não fosse a notícia do dia.
Recortes Mais Recentes
18.09.2003
Notícia da TSF: O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, garantiu esta quinta-feira, que a fixação de quotas de entrada de imigrantes em Portugal «está…
em
Artigo
19.09.2003
Notícia da TSF: Portugal «ganha mais do que gasta» com os imigrantes. As associações de imigrantes já se manifestaram sobre a decisão do Governo em…
em
Artigo
20.09.2003
Notícia da TSF: O secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência considera demagógica e extremista a ideia de que Portugal não precisa de imigrantes…
em
Artigo
24.09.2003
Notícia da TSF: O ministro de Estado e da Defesa esteve sob acusações no Parlamento. Os partidos da oposição acusaram Paulo Portas de ter realizado…
em
Artigo