Dia 18 de Novembro, 4ª Feira, 22h no MOB (espaço associativo na Rua dos Anjos, 12 F, Metro Intendente)
com António Guterres, Nuno Bio e Piménio Teles
Após as violentas agressões a habitantes da Cova da Moura, ocorridas no início de Fevereiro e sabendo que estes fatos apenas mostravam a ponta do icebergue da violência de estado desenvolvida, ao longo destas dezenas de anos, contra a população trabalhadora e pobre mas, sobretudo sobre as comunidades ciganas e de origem africana, o SOS Racismo resolveu este ano dedicar o Tema da sua Agenda Anual à denúncia desta violência.
A agenda contém todos os casos, de que há registo, de violência policial desde 1990, quando surge o SOS Racismo, até aos nossos dias. bem como textos mais desenvolvidos de algumas das situações.
Destacamos, de entre os textos que acompanham este levantamento, o passado em Alfragide, o massacre de Shaperville em 1960 e que veio a ficar como o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a violência sobre a Com. Cigana, as mortes do Kuku ou do MC Snake, o assassinato do Tony (Bela Vista, Setúbal) e que veio a culminar com a condenação de um fundador do SOS Racismo por suposta difamação dos Juízes, ou histórias da sinistra Esquadra das Mêrces (Bairro Alto).
Na Agenda pode-se encontrar ainda referências aos “Meets”, bem como à violência no Brasil ou EUA.
Em baixo, segue o link do evento, bem como o video sobre este tema lançado em Abril, já premiado em vários festivais internacionais de publicidade
https://www.facebook.com/events/944348548972190/
Publicações Mais Recentes
Nota de Repúdio Ontem, nona zona do Martins Moniz, e, Lisboa, com o habitual pretexto de combate à criminalidade, a PSP levou a cabo mais…
1.Desde que tomou posse, o Governo tem vindo a adotar políticas com o propósito específico de perseguir e afastar imigrantes. 2.Assim que iniciou funções, o…
COMUNICADO: As associações e coletivos signatários denunciam a história de ineficácia da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), marcada pela falta…
Na sequência do encontro promovido pelo Governo, importa ao SOS Racismo esclarecer: O governo promoveu um encontro com organizações do movimento social da Área Metropolitana…