Saiu esta semana, um relatório da Amnistia Internacional intitulado “The human cost of Fortress Europe: Human rights violations against migrants and refugees at Europeans borders” que revela dados importantes, alguns já amplamente abordados por inúmeras organizações de Direitos Humanos e Anti-racistas. Nele são denunciadas a externalização das fronteiras e os seus custos, a sua real ineficácia, a falta de coordenação e solidariedade entre os diferentes países da UE para estas questões e um dado que nos parece relevante para a discussão séria que é preciso ter acerca deste flagelo: a maioria dos Imigrantes que tentam a todo o custo entrar na Europa não o faz à procura de trabalho, mas sim a fugir de conflitos e a proteger as suas próprias vidas.
A concessão do asilo a estes cidadãos tem um impacto económico e social marginal na maioria dos países Europeus embora, perante esta evidência, no seio dos partidos de extrema-direita e na sociedade civil se continue a discutir que é preciso controlar a imigração porque não haver trabalho para todos num ambiente de crise económico-financeira.
Mas não é só a falta de políticas sérias para a Imigração no espaço Europeu, mas também o desinteresse em reconhecer e discutir as constantes violações dos direitos humanos a que estes cidadãos estão sujeitos.
Por último, importa sublinhar que este quadro de violação de direitos humanos é criado e potenciado por uma União Europeia, que há bem pouco tempo foi galardoada com um nobel da paz.
Disponibilizamos aqui o Relatório integral.
[scribd id=233503314 key=key-VzZuN2oMwNZHPyvKDT1X mode=scroll]
Publicações Mais Recentes
Nota de Repúdio Ontem, nona zona do Martins Moniz, e, Lisboa, com o habitual pretexto de combate à criminalidade, a PSP levou a cabo mais…
1.Desde que tomou posse, o Governo tem vindo a adotar políticas com o propósito específico de perseguir e afastar imigrantes. 2.Assim que iniciou funções, o…
COMUNICADO: As associações e coletivos signatários denunciam a história de ineficácia da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), marcada pela falta…
Na sequência do encontro promovido pelo Governo, importa ao SOS Racismo esclarecer: O governo promoveu um encontro com organizações do movimento social da Área Metropolitana…